sábado, maio 30, 2009


SEJA BEM VINDAS!

Importante para a concentração e controle do peso

O fracionamento das refeições é muito importante para o hábito alimentar saudável. O ideal é que façamos de 5 a 6 refeições por dia para garantir a variedade de alimentos e evitar a concentração de nutrientes em uma refeição.

O café da manhã, também conhecido como desjejum, é uma das mais importantes refeições do dia.
Ao acordar há necessidade de nos alimentarmos, pois entre a última refeição do dia e a primeira, há um longo período de jejum. O organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, funcionamento cardíaco, circulação, entre outros.

Pela manhã é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia, pois a energia contribuirá para melhora da atenção e concentração, e também para disposição para os exercícios. O café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos e atividades do dia a dia.

Quando a pessoa não se alimenta por um longo período, o corpo entende essa situação como uma privação, e assim economizará e armazenará energia em forma de gordura para outros momentos que tenha necessidade. Isso contribui para que pessoas que passam longos períodos em jejum tenham mais dificuldade de emagrecer. Além disso, acabam consumindo mais tarde uma quantidade maior de calorias, sobrecarregando uma única refeição e contribuindo para o ganho de peso. Desta forma, realizar o café da manhã auxilia no controle do apetite, minimizando a ocorrência de uma compulsão mais tarde.

Em estudo publicado em 2005, pessoas que realizam um café da manhã que contenham cereais matinais, pães, torradas ou biscoitos, (que normalmente tem um maior teor de fibras, menor quantidade de gorduras e acompanham com algum laticínio) tem o IMC (índice de massa corporal) significantemente menor do que pessoas que não realizam essa refeição ou consomem neste horário principalmente carnes, frios e ovos (que tem um maior teor de gordura e maior valor calórico). Para um dos responsáveis pela pesquisa, “pular o café da manhã” pode ser um dos indicativos de risco para a obesidade.

Além de “pular” o café da manhã, uma outra situação também muito observada atualmente é a substituição desta refeição pelos lanches ou fast food, sendo um outro fator muito importante para o aumento nos índices de obesidade.

O café da manhã deve representar entre 15 e 20% das necessidades calóricas diárias, ou seja, se sua necessidade é de 2.000 calorias por dia, você deve consumir por volta 300 calorias no início do dia.
Então não esqueça, o café da manhã é uma refeição muito importante!

Um comentário:

Renata disse...

Q mesa maravilhosa de café da manha... amo café da manha....Ai final de semana é punk né......hj acho q deu uns 200 pontos...rrrrrrrrrrrrr...tocom odio de mim......fiz a semana tao bonitinha ai vem o fim de semana e enfio o pé na jaca, no melão na melacia...rrrrrrr...essa semana vou morar na CPN...rsrsrsrs....bjsssssssssss