sábado, maio 23, 2009



Eu garanto que é. E posso dizer por experiência própria, já que há mais de 10 anos atrás eu pesava 95 quilos, emagreci quase 40 e nunca mais engordei. Ou seja, fazem quase 10 anos que me livrei do Efeito Sanfona. E eu digo “me livrei”, porque antes de conseguir esta proeza, tentei vários regimes exóticos e também caí de boca em remédios e fórmulas perigosos para tirar a fome e acelerar a queima de calorias no organismo.

O que eu consegui com estes métodos? Emagrecimento rápido e recuperação de peso mais rápida ainda. Muitas vezes, em menos de um mês eu já tinha engordado tudo de novo, ou até mais.

Como eu consegui fazer um regime direito, emagrecer e não engordar mais? Vou contar para vocês. São coisas que todo mundo deveria saber antes de encarar qualquer dieta:

1. Perder peso leva tempo. E quanto mais peso você quiser perder, mais tempo vai levar. Isto não deveria deixar as pessoas frustradas, afinal de contas ninguém engorda 5 quilos em uma semana. No entanto, quando procuramos dietas, queremos emagrecer o mais rápido possível, como um passe de mágica. Como se os quilos adquiridos tivessem simplesmente aparecido em nós, assim por acaso. Paciência e Insistência! Estas são as palavras para quem quer emagrecer de verdade e definitivamente. Imagine que fazer um regime é como um curso. Tenha isto em mente e vá em frente, do mesmo jeito que um estudante faria para conseguir um diploma. É algo que você faz durante algum tempo para mudar o resto da sua vida toda (e a vida toda é muito tempo, pense nisto).

2. Perder mais de 1 quilo por semana NÃO É SAUDÁVEL. Pergunte para qualquer especialista. Mais do que isso: nosso organismo tem um tipo de “memória” e tende sempre a voltar ao peso que ele está mais “acostumado”, digamos assim. Quando você perde peso rápido demais, não dá tempo do seu organismo “guardar seu novo peso na memória”. Com isso, seu corpo fica tentando voltar ao peso antigo, que ele estava acostumado. Entendeu porque é importante emagrecer aos poucos? Percebe porque as pessoas que emagrecem rápido engordam tudo de novo depois?

3. O ser-humano adquire hábitos facilmente. A grande vantagem de fazer regime por mais tempo é que você muda até seus gostos. Sério que isto acontece! Eu, por exemplo, não consigo mais comer frituras com freqüência. Sem esforço! Eu simplesmente não sinto mais o mesmo prazer que antes com trecos fritos. E também não consigo mais comer a mesma quantidade que eu comia. Se você for um gordinho que nem eu era, pode estar pesando assim “Mas que sem graça! Quer dizer que eu vou perder o prazer de comer coxinha?” Nãããão! Jamais! A diferença é que você vai sentir prazer com OUTRAS coisas e vai depender menos do prazer da coxinha e do pastel de feira. Entende?

4. A maioria dos gordinhos associa felicidade e satisfação pessoal com comida. Tanto é, que muitas pessoas ficam deprê quando fazem dieta. Para seguir uma dieta até emagrecer o que nós queremos e para não engordar tudo de novo, é preciso MUDAR esta associação. Como? É um exercício mental! Toda vez que você se pegar pensando em comida, mude o assunto. Por exemplo: você está no hall do cinema e, de repente, vem aquele cheiro de pipoca. Comece a pensar no filme, lembre dos atores, repare nas pessoas em volta, enfim, MANDE na sua cabeça. Ela é sua e você pode! Mais do que exercício, isto é um treino. No começo é difícil. Mas depois vira um hábito e, com o tempo, quando você menos esperar, vai notar um comportamento diferente em relação à comida.

5. Em outro post deste blog a Aline K. já deu a dica: pesar-se uma vez por semana, sempre na mesma balança e, de preferência, com o mesmo tipo de roupa. Vou completar a dica dela com um toque importante para períodos de dieta: não se prenda tanto aos números! As vezes você fez o regime certinho durante a semana toda mas, quando vai pesar, não vê diferença. Calma! Variações hormonais no período pré-menstrual e menstrual podem aumentar até 2 quilos em uma mulher (sério!). Outro toque para quem começa o regime junto com exercícios: massa muscular pesa PACAS. Se você faz ou inicia com o regime alguma atividade física, pode ganhar músculos e isto camufla o emagrecimento. Preste mais atenção às suas roupas (como elas caem em você) do que aos números da balança. As roupas não enganam!

6. Independentemente do regime que você estiver fazendo, NUNCA vá ao mercado com fome. Organize sua vida para fazer as compras de casa logo depois do almoço ou do jantar. Se você for ao mercado sem a sensação de fome é muito mais fácil resistir às tentações nas prateleiras.

7. A mesma dica aí de cima vale para festinhas de aniversário e encontros em barzinhos: almoce ou jante antes de sair!

8. A Aline K. também deu esta dica no post, mas faço questão de repetir: água! MUITA água. Você não tem NOÇÃO de como tomar água ajuda no processo de emagrecimento. No regime que eu fiz, eu tinha que tomar no mínimo 6 copos de água por dia. E quer saber um truque? Quando você não resiste e sai do regime, tome mais água ainda no dia seguinte. Ajuda a compensar o que você comeu a mais.

9. Quando estiver no período de regime, lembre-se que sábado e domingo também fazem parte da semana, ok? Muita gente faz regime de segunda a sexta, mas sacia a gula no final de semana. Adivinha? Estas pessoas não emagrecem.

10. Mais importante que tudo: escolha um regime sensato! Regimes que cortam alimentos radicalmente são difíceis de seguir por muito tempo e não mudam os seus hábitos. Meu conselho? Regime dos Pontos ou Vigilantes do Peso. Se você quiser saber como fazer qualquer um destes dois, peça as instruções.

Um comentário:

Renata disse...

primeira!!!!!!!!!!!!

Juntas vamos vencer essa batalha!!!!!!!

bjsssssssssss